Quem pensa claramente e domina aquilo de que fala, exprime-se claramente e de modo
compreensível. Quem se exprime de modo obscuro e pretensioso mostra logo que não entende muito bem o assunto em questão ou então, que tem razão para evitar falar claramente.
Na Automação , o trabalho é dividido basicamente em quatro grandes assuntos que tem de ser
levados em consideração quando se inicia o projecto;
- Fundamentos e metas
- Performances e objectivos
- Tecnologias e adaptabilidade
- Controle e Processo
Historicamente, o primeiro termo usado foi o de controle automático de processo. Foram usados instrumentos com as funções de medir, transmitir, comparar e atuar no processo, para se conseguir um produto desejado com pequena ou nenhuma ajuda humana. Isto é controle automático.
A automação pode reduzir a mão de obra empregada, porém ela também requer operadores e técnicos. Em vez de fazer a tarefa directamente, o operador controla a máquina que faz a tarefa. Assim como a dona de casa, ela deve aprender a carregar a máquina de lavar roupa ou louça e deve conhecer as suas limitações e programas de lavagem. Na automação de uma fresa ou torno na indústria, o operador deve ser treinado para usar a máquina com controle numérico de modo a poder antes de mais controla-la e programar quando necessário e nunca deverá ser a maquina ou automação a controlar o homem. Tambem numa linha de montagem com robôs requer operadores para monitorar o desempenho desses robôs. Quem tira o dinheiro da caixa MB, deve possuir um cartão apropriado, decorar uma determinada senha e executar uma série de comandos no teclado.
Em resumo: As máquinas irão cada vez mais realizar tarefas rotineiras com maior rapidez, peformance, qualidade, segurança,…
Mas irão sempre depender do Homem, temos que pensar na Automação como uma ferramenta de trabalho e nunca como um destruidor de postos de trabalho. Sei que muitos Empresários em Portugal e por este mundo fora, tem como objectivos e metas, a diminuição de postos de trabalho, e só depois pensam na possibilidade de automatizar um sector laboral.
Portanto é urgente que as politicas laborais no munda mudem as suas regras, para bem do homem e para bem da tecnologia.
Sem comentários:
Enviar um comentário